Encontre um Fotógrafo:

Foto Publicitária

Por princípio, a fotografia para publicidade é uma encomenda.

É uma prestação de serviço, à qual o fotógrafo imprime talento, técnica e disponibiliza recursos para a sua realização.
A fotografia por encomenda abrange diversas áreas: propaganda, editorial, industrial, institucional e todas as que são utilizadas comercialmente, seja na mídia impressa, peças promocionais, perfis ou qualquer outro veículo que divulgue, de alguma forma, uma empresa ou um produto.


A fotografia encomendada para publicidade é sempre mais sofisticada e exigente e, portanto, mais cara.
Ela envolve custos de produção, de cachês, de estrutura dos estúdios, de equipamento fotográfico, de material sensível e de processamento.
O tipo de orçamento de uma foto encomendada determina seu custo maior ou menor.

Orçamento fechado: orçamento aprovado sem custos adicionais.
Isso obriga o fotógrafo a calcular margem de risco para cobrir eventuais despesas, impossíveis de serem previstas durante a elaboração do orçamento.

Orçamento aberto: utilizada em outros países, essa prática é a mais transparente, pois o fotógrafo apresenta o custo de seu cachê (uma composição do valor dos seus honorários acrescido da remuneração pela concessão do uso da foto), mais uma estimativa das despesas de produção, cachês de modelos, filmes, laboratório etc.
O valor real dessas despesas é apresentado no final trabalho, para ser reembolsado pelo cliente.
Essa fórmula é muito mais justa para as duas partes, além de evitar a bitributação, já que muitas despesas, que fazem parte do trabalho, têm suas próprias notas fiscais, onde já estão sendo pagos os mesmos impostos.

Durante o trabalho, cliente e fotógrafo precisam dedicar um pouco do seu tempo à burocracia.
Orçamentos por escrito, autorizações, protocolos e outros papéis têm a função específica de confirmar e proteger direitos e deveres para ambos os lados.

Esses direitos e deveres é que determinam o relacionamento profissional e ético de todos os que participam do trabalho, evitando desgastes e mal-entendidos desnecessários.

ABRAFOTO

A Associação Brasileira de Fotógrafos ABRAFOTO
foi criada em 1985 por um grupo de fotógrafos que sentiu a necessidade de estabelecer princípios éticos e profissionais no mercado.

Associe-se

Ser associado Abrafoto é participar de uma entidade que trabalha para valorizar e promover a fotografia e a categoria dos fotógrafos profissionais.
O trabalho é grande e requer o envolvimento de todos, apresentando ideias, críticas e particularidades de cada mercado em uma participação ativa como associado; mas traz muitas vantagens também, dentre algumas, você poderá usufruir:

  • Seguro em grupo de equipamentos
  • Palestras e eventos
  • Assessoria jurídica

GUIA ABRAFOTO

Material técnico para orientação do mercado de produção fotográfica. Conteúdo para livre consulta.

Rua James Holland, 96. Barra Funda • Cep: 01138-000 • São Paulo - SP • Tel: (11) 3168.1093

Darwindesign©ABRAFOTO2015 All Rights Reserved | Legal notice